Mitos e Verdades

  • Síndrome de dumping – habitualmente relacionada a erro alimentar, principalmente no pós-operatório precoce, seus sintomas são evitados com aprendizado alimentar e não necessita de tratamento medicamentoso para quase todos os casos.
  • Anemia no pós-operatório – entre os pacientes, as mulheres têm maior tendência à anemia, por causa da menstruação, perda de ferro e pouca presença de carne vermelha na dieta. Essa situação pode ser minimizada com a ingestão de alimentos ricos em ferro, ou, se necessário, com a utilização de suplementos vitamínicos.
  • E a imunidade, cai? – é um mito. É necessário acompanhamento regular com os profissionais da equipe cuidadora, mas não há prejuízos à saúde quando bem cuidado.
  • Queda de cabelo – relacionada à dificuldade de absorção de proteínas e vitaminas, em especial nos primeiros nove meses de pós-operatório. As reposições prescritas minimizam ou até impedem a queda de cabelo.
  • Posso voltar a engordar após a cirurgia bariátrica? – o ganho de peso ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis, como a adoção de dieta menos calórica e mais nutritiva, e a prática de exercícios físicos regulares. A perda mais significativa de peso ocorre nos primeiros seis meses. Todavia, durante o processo de estabilização do peso, é comum que o paciente recupere cerca de 10% do peso final atingido. Daí a importância de o paciente seguir com disciplina as recomendações médicas e manter acompanhamento com a equipe multidisciplinar no pós-operatório.
  • É possível engravidar após a cirurgia bariátrica? – a paciente é liberada para engravidar sem riscos após 15 meses de pós-operatório. Durante esse período, recomenda-se a anticoncepção. No entanto, os anticoncepcionais orais (pílulas) devem ser evitados. Converse com seu ginecologista e discuta alternativas para evitar uma gestação nesse período.
  • Alcoolismo é muito comum no pós-operatório? – o comportamento compulsivo e o aumento da absorção do álcool podem ser as duas principais causas para adição no pós-operatório. O alcoolismo é prevenido e cuidado com o seguimento das orientações multidisciplinares.
Compartilhe

Consulta de Qualidade! Agendamento facilitado

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!